Dúvidas Sobre Deus

Esclarecimento de dúvidas sobre a fé cristã, Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo, a Bíblia

Tuesday, May 30, 2006

O QUE SE ESPERA DOS PAIS CRISTÃOS...

...para que sejam honrados pelos seus filhos?

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem
os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
(Êxodo 20:12)

Se por um lado os filhos devem honrar os seus pais, estes por sua vez devem esforçar-se para merecer o respeito e a honra por parte dos seus filhos. A gratidão e o reconhecimento por tudo o que o pai e a mãe representam para os filhos, em termos de carinho, protecção, sustento, orientação e amparo, poderá existir para sempre no coração dos filhos. O respeito pela figura dos pais poderá acompanhá-los ao longo da vida. Gostaríamos de enunciar cinco coisas que poderão ajudar os pais que desejam ser honrados pelos seus filhos.

1º AME OS SEUS FILHOS - O amor dá sentido à vida. Uma criança amada é uma criança alegre, predisposta a um desenvolvimento ideal em todos os sentidos. Os pais devem amar os seus filhos, sem discriminação ou preferência, dando-lhes atenção e dialogando para que os possa orientar com mais eficácia, mesmo depois de eles atingirem a maturidade.
2º COMPREENDA E RESPEITE A PERSONALIDADE DE CADA FILHO - Os pais devem entender que um filho é diferente do outro e tratar cada um deles levando em conta as diferenças que os caracterizam. Para além disto, os pais nunca deverão pensar que os filhos são sua propriedade, ou uma extensão de si mesmos, muitas vezes exigindo que na vida deles se realizem os seus próprios sonhos ou ideais.
3º DISCIPLINE OS SEUS FILHOS - Os pais devem exercer disciplina formativa através do ensino, aconselhamento e diálogo, antes de exercer a disciplina punitiva. Quando necessário, devem corrigir os filhos de forma sábia e inteligente. Não devem deixar toda a responsabilidade com uma das partes. Ambos são responsáveis pela educação dos filhos. É mais que certo que a criança necessita ter diante de si a figura do pai e da mãe para que o seu desenvolvimento psíquico e emocional aconteça de forma equilibrada.
4º FALE DE DEUS AOS SEUS FILHOS - Conversem com cada um deles sobre a necessidade de depender de Deus e de O amar com todo o coração. Fale sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. São os pais que devem ensinar os seus filhos a orar, a decorar versículos bíblicos e a cantar louvores ao Senhor. Devem sentir o privilégio de levarem os seus filhos a Cristo. Muitos pais confiam a tarefa da evangelização dos seus filhos à Igreja, quando ela é em primeiro lugar dos pais. À Igreja cabe a responsabilidade de suplementar o trabalho iniciado nos lares. Para que isso seja uma realidade, os pais também necessitam ter um relacionamento íntimo com Deus. Sejam pais que vivem o cristianismo com autenticidade.
5º SEJA UM EXEMPLO DIGNO PARA OS SEUS FILHOS - alguém disse: “um pai, ainda que pobre, tem sempre uma riqueza para deixar aos filhos - o exemplo.” De facto o exemplo dos pais fala muito mais alto do que a sua palavras. Devem ser um exemplo no amor, no trabalho, nos estudos e no cumprimento dos deveres. Um exemplo nas atitudes, na linguagem e no trato com as pessoas dentro e fora de casa. Acima de tudo um exemplo de fé e de conduta cristã. Certamente que os filhos lembrar-se-ão constantemente da sua postura, do seu modo de ser e de viver e honrarão para sempre a sua memória.
(Este artigo foi escrito pelo Pr. Jaime Fernandes, da Igreja Evangélica Baptista de Alfadanga - http://oblogdaieba.blogs.sapo.pt - Obrigada, Pastor!)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home